Corona Vírus do que se trata?

Qual é a origem do vírus?
 O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

Qual é a origem do vírus?
O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.
A variação que está infectando diversas pessoas na China e em dezenas de países foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde como “Doença Respiratória de 2019-nCoV” em 30 de janeiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus. Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Estas variações foram transmitidas entre gatos e humanos e entre dromedários e humanos, respectivamente.

Onde surgiram os primeiros casos?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. O tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes.
Esta epidemia estava atingindo pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.
Cronologia da expansão do novo coronavírus descoberto na China

O que é responsável pela transmissão?
Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos, a suspeita é que foi por algum animal silvestre. O tipo de animal e forma como a doença foi transmitida ainda são desconhecidos. A suspeita é que o novo vírus esteja associado a animais marinhos. Entretanto, uma pesquisa de cientistas chineses diz que a hipótese mais provável é que o animal seja uma cobra. Outra pesquisa associa o vírus aos morcegos.

Onde estão as infecções?
Foram registrados casos na China e em outros 19 países de 4 continentes.
Na China, a doença foi registrada em todas as províncias do país, incluindo o Tibete, a última a registrar casos. A maior parte dos infectados, no entanto, estão na província central de Hubei.

Postado por Markos Vieira
Fonte: G1